“SONHAR COM O IMPOSSÍVEL É O PRIMEIRO PASSO PARA TORNÁ-LO POSSÍVEL” (CONFÚCIO)



 
No mesmo dia das comemorações pelo Dia Internacional do Farmacêutico, o Conselho Federal de Farmácia oficializou a prescrição farmacêutica para os OTC´s.
 
Isso foi um avanço, já que o Brasil conta com uma carência de médicos nos postos de saúde, onde o atendimento agendado as vezes demora meses para ocorrer. Algumas pessoas temem por essa medida, principalmente representantes da classe médica.
 
Mas os farmacêuticos, profundos conhecedores das formulas e compostos irão apenas indicar os Medicamentos Isentos de Prescrição e não sua posologia. Ocorrências mais comuns como gripes e resfriados poderão ter sua medicação na farmácia e o mesmo profissional farmacêutico poderá encaminhar o paciente ao acompanhamento médico, dada a gravidade do caso.
 
Isso não resolve o problema da saúde no Brasil, mas com certeza é algo positivo. O governo tem que investir mais na infraestrutura de atendimento dos postos de saúde. É um absurdo que um país com economia forte e vibrante ainda deixa pacientes jogados pelos chãos frios dos ambulatórios a espera de tratamento. O aumento da força médica é benéfica, desde que os mesmos tenham condições de desempenhar sua função.
 
A redução da carga tributaria será outra conquista, pois remédio mais barato significa menor numero de pacientes ocupando leitos por doenças relativamente simples, deixando espaço para aqueles que precisam de atendimento intensivo.
 
Na certeza de uma saúde melhor, vamos trabalhar, pois nada é impossível para quem acredita.
 
Vamos avançar.
 
REINALDO MASTELLARO
PRESIDENTE DO SINCAMESP