“FAÇA AS COISAS O MAIS SIMPLES QUE VOCÊ PUDER, PORÉM NÃO SE RESTRINJA ÀS MAIS SIMPLES" (ALBERT EINSTEIN)



 
Simplicidade e objetividade. Essas duas palavras definem bem os caminhos que seguiremos com o novo Comitê de Saúde criado pela FECOMERCIOSP em parceria com o SINCAMESP.
 
A ideia surgiu da constatação de que na FECOMERCIOSP existem vários Conselhos atuando em diversas áreas, mas nenhum deles exclusivamente na Saúde.
 
O nosso setor precisa se fortalecer com trabalhos conjuntos entre os sindicatos que o representam, com as associações que tem forte atuação política e agora com a FECOMERCIOSP que é a principal entidade sindical dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar no Estado, o Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), representa um segmento econômico que mobiliza mais de um milhão e oitocentas mil empresas de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista – cerca de 4% do PIB brasileiro – gerando em torno de cinco milhões de empregos.
 
O comitê será coordenado pelo Sr.Erivelton Mastellaro, que é diretor executivo do SINCAMESP e diretor da FECOMÉRCIOSP. Teremos como debatedores efetivos e permanentes o Dr. Dirceu Raposo, ex-presidente da ANVISA e o Dr.Roberto Barbirato, ex-gerente da ANVISA.
 
Debateremos e proporemos soluções junto aos órgãos competentes, questões técnico-regulatórias e fiscais. O nosso objetivo é lutar pela redução de impostos nos medicamentos, por mais agilidade nos processos internos da ANVISA, como a emissão de AFES E AES e a publicação de novos registros de medicamentos. Questões sanitárias de ordem geral também serão discutidas, todas com foco na melhoria do empreendedorismo no Estado de São Paulo e na maior geração de empregos no setor.
 
Na primeira reunião debatemos os roteiros de inspeção e a demora nas publicações de AFES E AES. Problemas esses que afetam diretamente as empresas dificultando e até impedindo-as de participarem de licitações publicas.
 
Para a próxima reunião teremos a presença de representantes da COVISA municipal que enriquecerão o nosso debate para avançarmos com soluções efetivas às demandas levantadas.
 
Não podemos deixar de agradecer o apoio do presidente da FECOMERCIOSP, Sr. Abram Szajman e do diretor executivo Sr.Antonio Carlos Borges, que prontamente abraçaram a ideia, dando todo apoio e respaldo, essenciais para o nosso sucesso.
 
Vamos avançar!
 
REINALDO MASTELLARO
Presidente do SINCAMESP