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19 de julho de 2018

Expansão em dermocosméticos


( Valor Econômico )

Jornalista: Alexandre Melo

17/07/18 – O ritmo de expansão das vendas de dermocosméticos, produtos que usam princípios ativos com eficácia comprovada, está acelerando. Nos últimos 12 meses, até maio, o aumento foi de 9,2%, chegando a R$ 2,9 bilhões.
No período anterior, de junho de 2016 a maio de 2017, o crescimento foi de 7%, com vendas de R$ 2,721 bilhões, segundo dados da empresa de pesquisas Iqvia.
A L’Oréal, que detém 33% desse mercado, planeja aumentar essa fatia. Para isso, redefiniu a estratégia para a marca de produtos para a pele CeraVe, comprada há um ano e meio da canadense Valeant. Em vez de importar, a L’Oréal decidiu mudar a fórmula e terceirizar a fabricação no Brasil. A nova fórmula da CeraVe não usa conservantes como os parabenos, compostos químicos usados para proteger os cosméticos de fungos e bactérias.
Com a nova estratégia, o preço da loção de hidratação corporal, considerado o carro-chefe da marca, é vendido agora no varejo a partir de R$ 39. Quando era importado custava R$ 60. A versão mais cara, de R$ 85, baixou para R$ 84.

 

“Queremos avançar na categoria de hidratação corporal, que representa 18% do mercado de cuidados com a pele no país. Neste início de distribuição da CeraVe já estamos presentes em 13 mil pontos de venda”, diz Júlia Sève, diretora da L’Oréal.
No varejo, a CeraVe concorre com a marca Hydraporin, fabricado pela Mantecorp. A Johnson & Johnson, com Neutrogena, considerada uma linha mais popular, também disputa o mesmo segmento. Outras marcas de peso são a Pierre Fabre, proprietária da Avène, e a Galderma, com produtos como o Cetaphil. A L’Oréal também é dona das marcas La Roche-Posay, Vichy e SkinCeuticals.
Em janeiro de 2017, a L’Oréal anunciou a compra da linha de cuidados pessoais da Valeant por US$ 1,3 bilhão. Além da CeraVe, também comprou as marcas AcneFree, de produtos de limpeza e tratamento para acne, e Ambi, para reduzir manchas e clarear a pele. Os planos para relançar as linhas desses dois produtos globalmente ainda estão sendo definidas.
Júlia Sève disse que apesar da instabilidade econômica, as vendas da L’Oréal crescem em ritmo superior ao do mercado. “Durante o primeiro trimestre não houve aumento em volume vendido, mas observamos uma recuperação a partir de abril. No acumulado de 2018, segue estável”.

 

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