Notícias Fecomercio

6 de setembro de 2017

Cresce a confiança do empresário do comércio paulistano


Pesquisa da FecomercioSP mostra que o indicador registrou 105,2 pontos em agosto, uma alta de 1,1% na comparação com o mês anterior

A confiança do empresário do comércio paulistano voltou a crescer após dois meses consecutivos de estabilidade, com alta de 1,1% em agosto ao passar de 104,0 pontos em julho e 105,2 pontos no mês atual. É o que aponta o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), sendo zero classificado como pessimismo total e 200 como otimismo total.

As percepções médias atuais dos empresários melhoraram pelo sétimo mês consecutivo. O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que também faz parte do ICEC, registrou alta de 2,4% passando de 77,2 para 79,1 pontos em agosto. No comparativo anual, o índice avançou 75,1% quando o indicador obtinha a marca de 45,2 pontos.

Além disso, as expectativas dos empresários também voltaram a subir. O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) registrou leve alta de 0,6% ao passar de 145,9 pontos em julho para 146,8 pontos em agosto, e alta de 5,3% em relação a agosto do ano passado. Já o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) avançou 0,7% ao passar de 89 pontos em julho para 89,6 pontos em agosto – considerado o maior patamar desde fevereiro de 2015. Mais detalhes da pesquisa aqui.

Voltar para Notícias
Erro › WordPress