Notícias Fecomercio

15 de janeiro de 2018

Roberto Giannetti fala ao UM BRASIL sobre a importância da abertura econômica no Brasil


Segundo o economista e presidente da Kaduna Consultoria, o País não tem uma política de comércio exterior "há muito tempo"

A melhora da economia brasileira também depende da inserção do País no comércio internacional por meio do crescimento das exportações e das importações. Essa é a visão do economista e presidente da Kaduna Consultoria, Roberto Giannetti, entrevistado pelo UM BRASIL.

Em conversa com Thaís Heredia, ele diz que todos os países que melhoraram significativamente em renda per capita trabalharam na abertura da economia. Ele ressalta que o grau de abertura nacional gira em torno de 25%, enquanto a média dos países emergentes é de 40%.

Giannetti também alerta para o esquecimento do debate público sobre como inserir o Brasil no cenário internacional, critica as elevadas tarifas de importações e diz que o País não tem acordos internacionais com os principais blocos econômicos. “Infelizmente, o Brasil negligenciou tudo isso. Nós não temos uma política de comércio exterior há muito tempo”, completa Giannetti.

A entrevista integra a segunda edição da série que discute estratégias para o crescimento e o papel do Estado na economia, gravada em São Paulo, em dezembro de 2017, em uma parceria do UM BRASIL com o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, braço da Universidade Columbia, de Nova York. Assista a entrevista completa aqui.

 

Voltar para Notícias
Erro › WordPress