Notícias Fecomercio

26 de junho de 2018

Perfil do desempregado é mulher, nordestina e entre 18 e 24 anos, diz Ipea


Recuo da taxa desocupação ocorre de modo disseminado em todas as categorias

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira (25) a seção “Mercado de Trabalho”, da Carta de Conjuntura, que aponta que o desemprego no Brasil tem um perfil: é mulher, nordestina, com idade entre 18 e 24 anos, ensino fundamental incompleto e mora em regiões metropolitanas.

O estudo, com base nos dados obtidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), identifica um comportamento distinto da ocupação, dependendo da idade do trabalhador e de seu grau de instrução. De acordo com o Ipea, o recuo da taxa de desocupação ocorre “de modo disseminado em todas as categorias, sendo mais significativo nas regiões Norte e Centro-Oeste e no grupo de trabalhadores com idade entre 25 e 39 anos, com ensino médio incompleto e não residente nas regiões metropolitanas”.

Em relação aos números obtidos em 2017, os Estados que registraram aumento da desocupação foram Piauí, Sergipe, Maranhão, Pernambuco e Rio de Janeiro. Os Estados que apresentaram queda mais acentuada no índice de desemprego foram Amazonas, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Voltar para Notícias
Erro › WordPress