Notícias Fecomercio

29 de outubro de 2018

Momento é adequado para o empresário equilibrar o estoque


Famílias paulistanas estão com a capacidade de consumo limitada; previsão é de ritmo fraco nas vendas para o último bimestre do ano

O empresário deve equilibrar o estoque neste momento, em decorrência da capacidade de consumo das famílias paulistanas estar limitada. A expectativa é de ritmo fraco de vendas para as próximas datas comemorativas.

Essa estagnação do consumo é medida pelo Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em outubro, o indicador permaneceu abaixo dos 100 pontos, margem que indica insatisfação sobre o nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos. No mês, o ICF se manteve estável em 87,5 pontos. No entanto, houve crescimento de 9% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a pontuação foi de 80,3 pontos.

Com a inflação um pouco mais elevada, o desemprego e os níveis de endividamento e inadimplência altos, a renda remanescente no mês serve para pagar contas, e não para o consumo. Diante desse cenário, as famílias encontram dificuldades em conseguir crédito, e isso também impede a expansão do consumo. A FecomercioSP acredita que esse movimento continue pelo menos até o início de 2019. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias
Erro › WordPress