Notícias Fecomercio

12 de julho de 2018

Índice de Confiança do Empresário do Comércio cai 4,4% em junho sob efeito da paralisação dos caminhoneiros


Empresários estão pessimistas em relação à situação presente, com menor propensão a realizar novos investimentos e menos confiante quanto ao futuro

Com os empresários mais pessimistas em relação às condições atuais do comércio, menos confiantes sobre o futuro e com menor propensão para realizar investimentos, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) no município de São Paulo registrou a terceira queda mensal consecutiva em junho. O indicador caiu 4,4% na comparação com maio, passando de 114,4 para 109,3 pontos. Em relação a junho de 2017, houve alta de 4,9%.

Apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o ICEC varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total) – a marca de 100 pontos é o limite entre pessimismo e otimismo.

A queda na confiança empresarial registrada pelo ICEC aconteceu sob efeito da paralisação dos caminhoneiros, cuja principal consequência foi a redução drástica do fluxo de consumidores nos locais de compra, principalmente de bens duráveis e semiduráveis. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias