Notícias Fecomercio

5 de dezembro de 2017

FecomercioSP apresenta dicas para organizar o orçamento familiar no fim do ano


Segundo entidade, consumidor tem de lidar com gastos sazonais, como festas comemorativas e compras na Black Friday

O fim de ano é um período em que o consumidor costuma ver os gastos dele aumentarem. Em um ano como 2017, marcado pela restrição financeira, muitas compras acabam postergadas por causa do orçamento apertado das famílias. Dessa maneira, a primeira parcela do décimo terceiro salário aparece como alternativa para pagar dívidas e preparar as festas comemorativas.

Dezembro também é um mês em que muitas famílias tiram férias, em função do recesso escolar, e pagam as compras realizadas na Black Friday – neste ano, o comércio eletrônico faturou R$ 2,1 bilhões na data, alta de 10,3% em comparação ao registrado no ano passado.

O período que antecede as datas comemorativas e os gastos sazonais deve ser utilizado para equilibrar as finanças pessoais. Portanto, para passar por essa época com tranquilidade, o consumidor deve redobrar o controle das contas. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) sugere algumas dicas:

- Liste os gastos e determine o peso no orçamento de cada um deles;

- Planeje o Natal, definindo o quanto vai gastar e quais despesas podem ser postergadas sem prejuízo;

- Caso não consiga fazer o pagamento à vista, dê preferência a parcelamentos sem juros;
- Planeje suas compras. Poupe parte do salário todos os meses para fazer compras à vista. Assim, evitam-se novas dívidas, que comprometem as finanças futuras

Confira todas as dicas da FecomercioSP aqui.

 

Voltar para Notícias