Notícias Fecomercio

23 de agosto de 2017

Empreendedor precisa entender o ciclo de vida da empresa para conduzir os negócios


Ao longo dos anos, as companhias enfrentam desafios distintos conforme os seus estágios de maturidade

As companhias enfrentam desafios distintos ao longo dos anos conforme seus estágios de maturidade. O empreendedor precisa entender o ciclo de vida da empresa para conduzir os negócios. Uma boa gestão e planejamento permitem que a empresa sobreviva por muitos anos. Em situação oposta, uma má gestão, acompanhada de despreparo do empreendedor, pode conduzir o empreendimento à falência em pouco tempo. O maior exemplo de longevidade empresarial vem do Japão. Fundado em 718, o Hotel Hoshi Ryokan continua em operação, ou seja, são 1.299 anos de atividade. Atualmente, está sob o comando do 45º descendente do fundador.

Pode-se ressaltar que boa parte das empresas no Brasil é de origem familiar. Como esse tipo de empresa leva em conta laços emocionais, uma vez que os gestores são parentes, a administração enfrenta um desafio à parte, pois a tomada de uma decisão drástica costuma ser evitada ou postergada.

Para driblar isso, as empresas precisam buscar renovação. A sucessão na liderança dos negócios deve ser feita com base no merecimento, e não no favorecimento familiar. Um recurso interessante é a elaboração de um plano de sucessão, que pode ser feito com o auxílio de consultoria especializada.

Além disso, é importante buscar a profissionalização dos gestores, investindo em sistemas e treinamentos para que novas ideias possam surgir. Somente dessa forma será possível garantir a longevidade e evitar que o negócio se torne obsoleto. Veja os detalhes aqui.

Voltar para Notícias