Notícias Fecomercio

26 de setembro de 2017

Economia reúne dados que sinalizam o fim da crise


Setores como comércio, serviços e indústria têm registrado crescimento

 

A economia brasileira tem reunido uma série de variáveis que indicam que o País está saindo da maior recessão da história. Até o fim do primeiro semestre deste ano, a queda da inflação e a redução dos juros eram os principais indicadores que os analistas usavam para sinalizar a melhora da economia brasileira. Contudo, ao longo de agosto e início de setembro foram divulgados dados importantes que mostram a recuperação em mais setores que agregam os indicadores anteriores.

O Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre registrou alta de 0,3% em relação ao mesmo período de 2016, a primeira variação positiva nesse tipo de comparação após 12 trimestres consecutivos de retração. Com participação de 73,3% no PIB, o setor de serviços cresceu 0,6% entre abril e junho na comparação com o primeiro semestre do ano. Outro dado positivo, na mesma base comparativa, é o do consumo das famílias que, após estabilidade nos primeiros três meses do ano, teve alta de 1,4% no segundo trimestre.

Setores específicos também têm apresentado resultados interessantes. A produção da indústria cresceu 2,5% em julho em comparação com o mesmo mês do ano passado e acumulou alta de quase 1% no ano. Além disso, 17 das 26 atividades industriais registraram dado positivo, sinalizando dispersão do aumento de produção.

No varejo, a Pesquisa Mensal do Comércio mostrou que o setor cresceu 4,4% em junho frente ao mesmo mês de 2016. No acumulado do ano, o comércio varejista passou de uma contração (-0,5%) para alta de 0,3%. Ainda em junho, todos os segmentos do comércio analisados pela pesquisa tiveram crescimento nas vendas na comparação interanual. Confira a matéria completa aqui.

Voltar para Notícias
Erro › WordPress