Notícias Fecomercio

22 de março de 2018

É preciso planejamento para que não haja falta d’água


Neste Dia Mundial da Água, FecomercioSP lembra a importância desse recurso natural para o planeta

A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência dos seres vivos e para a manutenção de todas as atividades produtivas. Pensando na importância desse bem tão precioso, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 1992, o Dia Mundial da Água. A data é comemorada sempre no dia 22 de março, e o tema escolhido neste ano para discussão é “Soluções naturais para a água”.

A assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Cristiane Cortez, ressalta as importâncias da data e da discussão constante sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais decorrentes da ação humana.

Ela cita como exemplos o descarte irregular de resíduos sólidos, o despejo de efluentes líquidos, o consumo desenfreado de água potável, a ineficiência dos sistemas de distribuição com altos índices de perdas (no Brasil, a perda média ainda é de 38%) e a canalização desnecessária dos córregos.

“Existem enormes quantidades de água em certas regiões do mundo, como na Amazônia, mas, nas regiões mais populosas do mundo, como São Paulo, a água não é abundante. Para garantir que não haja falta d’água, é preciso um planejamento que proteja o sistema da ausência ocasional de chuvas – como ocorreu na crise de 2014-2016, em que os reservatórios como o da Cantareira foram praticamente exauridos”, relembra Cristiane.

Entre 2014 e 2015, os moradores da Região Metropolitana de São Paulo passaram por uma grave crise hídrica. A superação só foi possível por meio de obras de interligação dos reservatórios, combate às perdas por redução de pressão nos dutos de distribuição e, principalmente, pela conscientização da população, que reduziu o consumo em 15%. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias