Notícias Fecomercio

27 de setembro de 2018

Confiança dos consumidores paulistanos cresce pelo segundo mês consecutivo


Entretanto, volatilidade do humor dos consumidores deve permanecer até definição do cenário eleitoral

A confiança do consumidor paulistano cresceu pelo segundo mês consecutivo motivada pela melhora das expectativas em relação ao futuro, segundo aponta o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Em setembro, o ICC teve alta de 2,3% e alcançou 106,8 pontos. Em relação ao mesmo mês de 2017, o indicador, que varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total), avançou 7,1%.

Enquanto o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), um dos indicadores que compõem o ICC, subiu 4,9% e passou para 124,4 pontos, o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) exibiu queda de 3,2% e atingiu os 80,4 pontos em setembro.

Desde o início do ano, o ICC alterna momentos de alta e baixa sem estabelecer uma trajetória definida, mas mantendo-se acima dos 100 pontos, ou seja, indicando um sentimento de otimismo dos consumidores paulistanos.

Essa volatilidade deve continuar ao menos até a definição eleitoral em outubro. Até lá, a confiança do consumidor tende a estar mais acomodada, o que pode diminuir o espaço para crescimento do consumo. Por isso, os empresários devem evitar endividamento e altos estoques até os próximos meses. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias
Erro › WordPress