Institucional

Nossa História


O Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos, Correlatos, Perfumarias, Cosméticos e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo - SINCAMESP com mais de 75 anos de existência como representante legal da categoria econômica do “comércio atacadista de drogas, medicamentos, correlatos, perfumarias, cosméticos e artigos de toucador”.

A história do SINCAMESP se dilui na história do nosso Brasil moderno, começando com o Estado Novo em 1937. Um tempo de reorganização onde até mesmo a constituição era nova!

Organizações, partidos políticos, a classe média e a operária, enfim quase todos os setores ativos fundavam organizações, partidos e entidades.

A tecnologia ainda não estava presente na produção dos medicamentos, tudo era feito com base em produtos naturais e de uma forma quase artesanal.

O abastecimento da cidade de São Paulo já era um problema e culminou com a fundação do Sindicato dos Comerciantes de Preparados Chimicos e Pharmaceuticos de São Paulo por um grupo de quatorze comerciantes que trabalhavam com preparados químicos e farmacêuticos, no ano de 1938.

A sua Carta de Reconhecimento Sindical foi assinada em 15 de maio de 1941, como Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos de São Paulo e a publicação do despacho de reconhecimento pelo Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio foi publicado no Diário Oficial da União no dia 29 do mesmo mês e ano.

No dia seguinte, 30 de maio de 1941, em conjunto com outros Sindicatos, fundou a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, sendo seu filiado de número 007.

É, também, filiado ao SICOMÉRCIO – Sistema Confederativo de Representação Sindical do Comércio, da Confederação Nacional do Comércio - CNC, sob nº 940.

Durante a sua existência, várias foram as alterações no registro original do SINCAMESP, como a extensão de sua base territorial para todo o Estado de São Paulo (1981), alteração de sua representação (1989) e de denominação (2010).

O SINCAMESP é uma das poucas entidades sindicais que tem sua representação definida em lei, de acordo com classificação da ANVISA, conforme segue: comércio atacadista: Lei nº 5.991-73, de 17/12/73; drogas, medicamentos, correlatos, perfumaria, cosméticos e artigos de toucador: Decreto nº 74.170, de 11/06/74.

O SINCAMESP mantem a mesma essência ética e ideológica: defender os interesses da categoria representada, trabalhar pelo aprimoramento das empresas otimizando seus recursos, sem perder sua visão social para o atendimento, em última instância, da saúde pública e manter a harmonia entre capital e trabalho.

Ciente de nosso compromisso assumido, seguiremos construindo uma história de orgulho e reconhecimento no mundo sindical.