E que venha 2014



 
O ano de 2013 está acabando e a pergunta que fica é:
 
Deixará saudade?
 
Saudade deixará como sempre, pelos trabalhos efetuados e resultados conquistados. Foi um ano onde implantamos na FECOMERCIOSP o Comitê da Saúde.Esse Comitê debateu os problemas que as empresas encontram nas suas operações, sejam elas Sanitárias, Trabalhistas ou Econômicas.Com a coordenação do Diretor da FECOMERCIOSP, Sr. Erivelton Mastellaro e da presença dos Consultores Titulares, Sr. Dirceu Raposo, ex-presidente da ANVISA e do Sr. Roberto Barbirato, ex-gerente de inspeções da ANVISA, normas sobre inspeções, liberações e AFE e AE foram amplamente discutidas e como resultado geraram um relatório que foi enviado ao presidente da ANVISA, Dr. Dirceu Barbano, com a promessa de que sejam resolvidas no próximo ano.
 
Também fomos agraciados com as palestras do Dr. German San Martin, Juiz do TIT(Tribunal de Impostos e Taxas), que deu uma aula de Carga Tributária sobre os medicamentos.Por falar em carga Tributária, recebemos a Deputada Estadual Maria Lúcia Amary, líder da Frente Parlamentar que busca desonerar os Impostos sobre os medicamentos no Estado de São Paulo. Nessa mesma Assembleia Paulista, o SINCAMESP está coordenando um novo Comitê da Saúde, coordenado pela Sra. Ida Nunez, que visa aproximar as demandas do setor com o poder público. No âmbito Federal, estivemos com o Deputado Federal Walter Ihoshi que lidera a Frente Parlamentar em Brasília. Esperamos a redução dessa Carga Tributária para 2014.será um avanço para o Brasil, pois os impostos sobre o medicamento aqui estão entre os mais altos do mundo.
 
Também recebemos o Presidente da RaiaDrogasil, o Sr. Cláudio Roberto Ely, que nos falou sobre o processo de fusão das duas companhias que geraram um dos maiores grupos de Varejo Farmacêutico do Brasil. Sr Claudio Ely nos contou sua trajetória de sucesso e nos deu um panorama para 2014.
 
Na Reunião seguinte, recebemos Sr. Alexandre Fabiano Panarello, ex-presidente da Distribuidora Panarello e atual sócio da NetFarma. Sr. Alexandre falou sobre atacado farmacêutico, sobre a venda da Panarello e sobre as expectativas para o mercado de E-Commerce de medicamentos.Com isso encerramos as atividades do Comitê da Saúde no ano, na certeza de termos feito um grande trabalho e com expectativas maiores para 2014. Nesta mesma Reunião, o Sr. Alfredo Cury, apresentou as atualidades sobre Logística Reversa dos Medicamentos e Rastreabilidade, assuntos que o SINCAMESP e o Comitê da Saúde da FECOMERCIOSP estão acompanhando de perto, tanto nas reuniões em São Paulo, quanto em Brasília.
 
Nas questões trabalhistas, obtivemos sucesso com a implantação do Grupo de Trabalho de Recursos Humanos(GTRH). As Reuniões foram feitas na FECOMERCIOSP, sob a Coordenação do Sr. Erivelton Mastellaro e do advogado Dr. Antônio Jorge Farah e da Consultora Sindical Sra. Maria Tereza Amano. Com a presença maciça de empresas de todos os portes, as negociações tomaram um rumo claro e fortemente acordado entre todos. Para 2014, teremos mais novidades dentro desse grupo.
 
No começo de abril o SINCAMESP promoveu aos seus associados , na sede da FECOMERCIOSP, uma palestra ministrada pelo Dr. Luciano Garcia Miguel, Diretor da Consultoria Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo(SEFAZ), onde abordou o tema: “ICMS - alíquota de 4% nas operações interestaduais com produtos importados. Aspectos Polêmicos”, e a “Guerra dos Portos e Resolução do Senado n.13/2012. Realmente, de grande importância para os mais de 70 participantes presentes. Para 2014 teremos mais eventos neste setor.
 
Outros setores também terão destaque no próximo ano. Em primeira mão, anunciamos a inauguração do Comitê Veterinário, onde debatemos questões sensíveis a esse setor que tanto cresce e representa muito para nossa economia.
 
Olhando o que foi feito, temos certeza que 2013 deixará saudade.Com o Ano Novo que se aproxima, viveremos um momento especial no Brasil. A Copa do Mundo que irá impulsionar a economia e as Eleições que com certeza agitarão o cenário político econômico e possibilitarão avanços e conquistas para o pleito de tantos anos.
 
Para o ano que vem, contamos com a participação e colaboração de todos vocês, a certeza de que a defesa pela atividade empreendedora justa e competitiva, pela geração de novos postos de trabalho, pela geração de novos negócios e expansão de mercado e por um incentivo a pesquisa e desenvolvimento do mercado, estamos abertos e trabalhando incansavelmente pelo nosso setor.
 
Um ótimo 2014 a todos e Boas Festas.
 
REINALDO MASTELLARO
PRESIDENTE DO SINCAMESP